terça-feira, 31 de maio de 2011

Quem é o Psicopedagogo no Programa PECA


O PSICOPEDAGOGO

O psicopedagogo atuante atende ao fato de envidar esforços a fim de possibilitar ao indivíduo seu desenvolvimento potencial atribuindo-lhe autoria do seu processo educacional, constituindo-se cidadão e, conseqüentemente, sua inclusão social. Esforços para desenvolver (através da resolução de desafios) novas habilidades, percepções, entendimentos.
A atuação do psicopedagogo na área da educação especial e, sobretudo no processo de inclusão, com indivíduos com deficiência e/ou necessidades educacionais, torna-se mais desafiadora ao registrar potencialidades e limites do indivíduo e da equipe, no mesmo contexto. Sendo assim, o enfoque situacional ao abranger estes indivíduos requer planos de trabalho em parceria máxima com as instituições escolares e com a própria família.
Verifica-se que sempre existem alunos que não acompanham o ritmo de seus colegas em sala de aula. Os motivos são os mais diferentes e vão desde problemas mais sérios de incapacidade intelectual até pequenas desadaptações. Porém, é importante observar que, ao se colocar estas pessoas em condições adequadas ou ao utilizar métodos especiais de ensino, muitas vezes fazem progressos notáveis e, algumas, inclusive, conseguem superar o seu próprio atraso. Ainda assim, é importante ressaltar que o papel da família é imprescindível neste processo, haja vista que a educação não acontece só dentro dos muros da escola, mas transcende a todo lugar.
O trabalho do psicopedagogo, especialmente do grupo PECA terá a finalidade de habilitar a comunidade escolar com o objetivo de "promoção" do convívio e da harmonia e direito entre aqueles considerados "especiais" e mediar as discussões entre as famílias nas reuniões que serão promovidas, neste programa, a fim de consolidar e potencializar estes encontros.
Sendo assim, a formação deste grupo se deu frente ao intuito de ressaltar a importância da família, do psicopedagogo e da escola na troca de experiências e na formação de pais que serão especiais no processo de inclusão da criança; no fortalecimento da escola para atuação no processo de inclusão e na relação explícitas desses segmentos: família e escola.
Ao consultar literaturas especializadas em Psicopedagogia, encontra-se variadas definições e referências. A seguir, algumas que pareceram mais significativas:
• Psicopedagogia: é a aplicação da psicologia experimental unida à pedagogia (NOVO DICIONÁRIO AURÉLIO DA LÍNGUA PORTUGUESA, 1985, p. 1412).
• Esta é a proposta da Psicopedagogia: compreender o indivíduo enquanto aprendiz. Como alguém dotado de saberes e não saberes, fazendo escolhas e tomando decisões a cada passo do longo caminho percorrido em vida (RUVINTEIN, E. In: SCOZ, B. 1996, p.15).
• A Psicopedagogia é uma área interdisciplinar onde o psicólogo, o fonoaudiólogo, o educador e outros profissionais, desde a perspectiva de sua formação básica buscam ajudar crianças ou adultos em suas dificuldades de aprendizagem ou em seus propósitos de aprofundarem aspectos de seus conhecimentos que a escola, como instituição, não pode ou não quis cuidar. (NOFFS, 1995, p.13)
• Psicopedagogia, área que estuda e lida com o processo de aprendizagem e com os problemas dele decorrentes, recorrendo aos conhecimentos de várias ciências, sem perder de vista o fato educativo, nas suas articulações sociais mais amplas (SCOZ, B. 1996, p.12).
• A Psicopedagogia está destinada à aplicação interventiva para o avanço do aprendizado quando há déficit de aprendizagem ou dificuldade do indivíduo ao ato de aprender devido às necessidades educacionais e/ou especiais, sendo aplicada de forma clínica ( com terapia em espaço específico) ou institucional (no ambiente escolar associado à ação pedagógica) (SILVA, Lusiane Carvalho matéria do blogger). 
Com isto pode-se observar que vários estudiosos tendem a conceber a Psicopedagogia como uma área de estudo interdisciplinar, integrada por diversas ciências já citadas anteriormente, que está a serviço do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
A Psicopedagogia apresenta modalidades de atuação, como a clínica e a institucional. A intervenção clínica é a mais antiga e surgiu na fronteira entre a psicologia e a pedagogia, privilegiando o atendimento individual de forma terapêutica. Assim, as escolas encaminham o aluno com dificuldades de aprendizagem para as clínicas. Estas clínicas, geralmente, trabalham com uma equipe interdisciplinar composta por psicopedagogo, psicólogos, fonoaudiólogos, médicos, que, após o diagnóstico, iniciam o tratamento onde cada um atua de acordo ao diagnóstico e sua área específica de tratamento.
A intervenção institucional é mais recente. Ela geralmente é desenvolvida na própria escola com o objetivo de prevenir ou superar as possíveis dificuldades de aprendizagem. Este trabalho pode ser realizado pela equipe interdisciplinar da escola composta por professores, psicopedagogo, coordenador, diretor, enfim, pelos profissionais disponíveis na unidade escolar e que são apoiados com base em relatórios clínicos e respaldados ao acompanhamento terapêutico que a criança faz.
Desta forma, a Psicopedagogia tem procurado contribuir para a conscientização da importância do ato educativo, através de uma prática transformadora, visando especialmente o sucesso do aluno e a melhoria na qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Sendo imprescindível no apoio à inclusão escolar e para o grupo PECA será de grande relevância, pois este profissional fará um elo entre a família, à escola e os profissionais que atuam em tratamento de crianças especiais e/ou com necessidades educacionais.

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